top of page
Buscar

INVERSOR CONVENCIONAL x MICROINVERSOR

  • Foto do escritor: Messias Barbosa
    Messias Barbosa
  • 10 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Exemplo de Inversor convencional

Produção de energia individual

Quando os painéis solares são conectados em série, a sombra em apenas um deles pode afetar drasticamente toda a matriz de painéis, reduzindo bastante a energia produzida por todo o sistema fotovoltaico.

Como exemplo: uma matriz de 6 painéis solares ligados em série a um inversor convencional. Um dos painéis está com bastante “cocô de passarinho”, o que pode facilmente reduzir a sua produção de energia em 30%. Como todos os painéis estão conectados em série, automaticamente a produção de todos os painéis é reduzida em 30% e, por consequência, a produção do sistema é diretamente afetada por apenas um painel solar sujo.


Exemplo de Microinversor

Abaixo, a mesma matriz de 6 painéis solares, mas agora em um sistema usando um microinversor solar em cada painel. Como as saídas de energia são completamente independentes umas das outras, o “cocô de passarinho” afeta apenas a produção de energia de um painel, sem impactar os outros. De acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL), esse efeito pode fazer com que o seu sistema produza até 12% a mais de energia por ano.



Incompatibilidade entre os Painéis Solares

Painéis solares de marcas e modelos diferentes possuem diferentes características elétricas. Quando conectamos painéis solares diferentes em série, criamos uma "incompatibilidade" e todo o sistema fotovoltaico é “nivelado” pelo painel solar que produz menos energia. Ou seja, se você estiver conectado em série 5 painéis solares de 260 Watts e 1 painel de 250 Watts, todos irão nivelar-se pelo de 250 Watts e produzirão menos energia do que poderiam. Com o microinversor, essa incompatibilidade não existe, pois cada painel funciona como um sistema independente.

Monitoramento e rastreamento de falhas

Quase todos os inversores têm algum tipo de monitoramento e detecção de falhas, no entanto, eles só conseguem monitorar a “string” como um todo (string é como chamamos um “X” número de painéis solares conectados em série). Já o microinversor pode monitorar cada placa fotovoltaica individualmente, permitindo assim que você identifique exatamente o que está acontecendo com cada um dos painéis solares em seu telhado.

Se seu tradicional inversor central apresentar alguma falha, isso é raro, todo o sistema fotovoltaico para de funcionar até que essa falha seja solucionada. Se um microinversor desenvolve uma falha, os microinversores restantes continuam a funcionar independentemente. Ou seja, em caso de falha em algum microinversor, o seu sistema só perde a produção de energia de 1 painel solar até que esse microinversor seja arrumado.

Modularidade

Cada modelo de inversor só pode aceitar número específico de painéis solares conectados em série, por isso, nem sempre é possível simplesmente adicionar mais painéis solares no futuro. Já com o microinversor é possível adicionar quantos painéis a mais você quiser.

Orientação dos Painéis Solares

Quando os painéis são conectados em série, todos precisam ser instalados com a mesma orientação para produzirem a tensão correta e, ao mesmo tempo, para que o inversor funcione corretamente. Quando você tem um inversor com 2 entradas independentes, você pode ter duas séries de painel solar conectadas em cada entrada e, dessa forma, essas séries podem ter os painéis virados para duas direções. Quando você usa microinversores, é possível ter painéis com orientações diversas sem que um painel afete a produção de energia do outro.

Trechos retirados do artigo Portal Solar < clique aqui e saiba mais

 
 
 

Comentários


SITES IMPORTANTES

FORNECEDORES PARCEIROS

BANCOS PARCEIROS

FORMAS DE PAGAMENTO 

À vista no boleto ou transferência;

No cartão de crédito em até 18x;

Financiamento em até 120x;

As condições acima são ajustadas

conforme melhor forma de pagamento para  o cliente.

MATRIZ

ENDEREÇO PARCEIRO COMERCIAL

Rua Januário Cicco, 36,

Extremoz, Natal - RN,

 CEP: 59575-000.

Rua Tejuco Paco, 19, LT 19, Parque Alvorada II,

Imperatriz-MA.

CNPJ: 41.046.539/0001-69
 

ESCRITÓRIO

Avenida dos Eucaliptos, 43,

Florais do Planalto, Valparaiso de Goiás-GO.

Ponto de apoio:

Quadra, 55, Lt 19, Setor Central, Edifício Champs,  Gama, Brasília - DF, 72405-550.

CONTATOS

ESCRITÓRIO - SUDESTE

Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126 - Del Castilho,(Shopping Nova América Offices, Torre 3000 / sala 817), 
CEP: 20.765-000

RN/PB:  (84) 98167-3275;

Brasília-DF/Goiás-GO:  (61) 99865-3203;

Rio de Janeiro-RJ: (21) 99683-9959

Nova logo Nova.png

CNPJ matriz RN: 44.696.447/0001-12 

CNPJ matriz RJ: 48.371.723/0001-23

CNPJ filial Goiás: 44.696.447/0002-01

Central de Sistema Solar - CSS –  Brasil, 2022 - todos os direitos reservados.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Whatsapp
  • LinkedIn ícone social
bottom of page