PASSO A PASSO: MEU FINANCIAMENTO SOLAR
- Messias Barbosa
- 18 de jul. de 2022
- 4 min de leitura

As etapas abaixo são um resumo do processo que ocorre quando um consumidor final pretende adquirir um projeto de energia solar através da modalidade financiamento. Basicamente são sete etapas que seguem uma ordem obrigatória de desfechos até a aprovação ou não de uma linha de crédito. Esse processo envolve: a empresa instaladora do serviço elétrico, empresa fornecedora dos equipamentos, instituições financeiras e o cliente final interessado em adquirir energia solar. Processo rápido, simples e que o cliente fica sabendo de tudo que acontece durante o procedimento solicitado. Boa leitura!
JUNTADA DOS DADOS BÁSICOS PESSOAIS DO CLIENTE FINAL
Nesta fase, a CSS solicita ao cliente final os dados básicos como CPF, Data de Nascimento, Endereço, entre outros que são imprescindíveis para análise de linha de crédito pelas instituições financeiras parceiras da CSS.
ANÁLISE DE CRÉDITO POR PARTE DOS PARCEIROS FINANCEIROS DA CSS
Após a juntada de documentos por parte do cliente e encaminhados à CSS, esta fase fica por parte das instituições financeiras parceiras. Com os dados pessoais tidos, elas fazem análise criteriosa para aprovar ou não a solicitação de financiamento, de acordo com a política interna de cada uma delas.
POSIÇÃO DOS PARCEIROS FINANCEIROS
Essa etapa é uma fase considerada celerada. Geralmente em no mesmo dia da solicitação de financiamento - a CSS tem posição das instituições financeiras parceiras sobre a aprovação ou não do crédito. Lembrando que instituições financeiras funcionam de segunda a sexta. A posição dos parceiros financeiros sai em até 48h (dias úteis).
CLIENTE ASSINA CONTRATO DIGITAL DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Com a linha de crédito aprovada, o cliente final assina contrato digital da instituição financeira. Com as etapas anteriores realizadas, a instituição financeira escolhida pelo cliente encaminha via SMS e E-mail, um link que deve ser analisado, preenchido e assinado pelo cliente final. É um contrato digital que traz as informações necessárias acordadas entre as partes. Valor e quantidade de parcelas combinadas, vencimento, dados do cliente final e todos aqueles termos que são de conhecimento de todos. É a fase considerada mais rápida desse processo. O cliente não precisa sair de casa, resolve tudo de onde estiver, digitalmente.
GERAÇÃO DE NOTAS FISCAIS
A CSS e fornecedora do equipamento fotovoltaico geram NFs e juntas são encaminhadas à instituição financeira escolhida pelo cliente. Após as fases anteriores, onde as partes envolvidas estão cientes das obrigações e direitos contratuais, definiram e conhecem bem os componentes do kit fotovoltaico, e prazos acordados, esta fase é o momento que as empresas envolvidas emitem Notas Fiscais com seus respectivos valores (kit fotovoltaico do projeto definido e mão de obra).
Esta etapa é a que garante o repasse dos valores por parte da instituição financeira escolhida pelo cliente final às empresas envolvidas. Sem as NFs, a instituição financeira não ratifica o contrato com o cliente final e nem faz as transferências de valores. As NFs são garantias ao cliente final e testa a seriedade das empresas envolvidas no projeto em questão.
ASSINATURA DE CONTRATO ENTRE CSS E CLIENTE FINAL
Fase a qual nosso consultor de campo vai até o cliente final colher as assinaturas em 2 vias de contrato, após já ter tirados todas as dúvidas técnicas do projeto, do local e dar consultoria completa sobre os benefícios da Energia Solar Fotovoltaica. Com 1 via pra cada, o contrato de prestação de serviço é obrigatório na CSS, o qual traz cláusulas norteando obrigações e direitos pra ambas as partes. É um documento de praxe burocrática, de simples compreensão e que como empresa séria, a CSS faz questão de seguir cada cláusula compactuada com seus clientes.
REPASSE DE VALORES
Repasse do recurso aprovado (valor do projeto) feito pras empresas envolvidas. Após realização das seis etapas acima, a instituição financeira escolhida pelo cliente final repassa os valores constantes nas NFs às empresas envolvidas na relação compra do kit fotovoltaico e a que vai instalar e ser responsável técnica pelo projeto (mão de obra). Esta é a fase final que visa garantir a entrega do kit fotovoltaico e consequentemente execução do serviço (instalação do projeto) no local indicação em nota fiscal ou acertado entre as partes que indiquem a instalação do projeto final. Sem recurso aprovado e repassado às empresa envolvidas, não há como continuar com o projeto nesse modelo de pagamento.
CONCLUSÕES
A modalidade de pagamento em através de financiamento é simples e rápida, basta a CSS ter os dados básicos do cliente para que possam ser enviados e analisados pelas instituições financeiras parceiras. Todo procedimento é feito pela instituição financeira e a CSS, o cliente final apenas acompanha o processo via a CSS.
A modalidade de financiamento é eficaz, rápida e visa ajudar e garantir os consumidores finais a alcançar independência energética, transformando o valor que hoje o cliente final
gasta com a concessionária em investimento inteligente: financiando o equipamento fotovoltaico - usina solar - que vai gerar a própria energia do consumidor final.
fonte:
Artigo criado por Messias Barbosa, sócio-gerente da CSS, a partir das experiências empíricas em relação ao tema em tela. Base de dados e processos acompanhados no departamento financeiro da empresa. Messias Barbosa atualmente é bacharel em administração de empresa, especialista em gestão pública, consultor técnico de sistema fotovoltaico com mais de 3 anos de experiências em campo, e gerente comercial da CSS.
Komentar